Saiba mais Sobre a Cidade de Novo Hamburgo

Localizada na região do Vale dos Sinos, à 43,3 Km de Porto Alegre, Novo Hamburgo é uma cidade de porte médio e com grande potencial de crescimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 246.452 pessoas e o município conta com uma boa infraestrutura.

Município entre as cidades com maior poder aquisitivo do Vale dos Sinos

Situado em uma região em desenvolvimento, que possui municípios com grande poderio econômico, Novo Hamburgo fica em 7º lugar entre as cidades com maior poder aquisitivo do Estado. Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os bons índices da cidade são resultados de investimento e, é claro, da posição estratégica da cidade. Ali, acontece a Fenac e a Fimec, feiras que reúnem comerciantes do setor de calçados e um grande público consumidor. Mais de 750 expositores participam dos eventos, que além dos calçados em si, também apresentam aos visitantes, acessórios, bolsas e confecções.

Não é à toa que Novo Hamburgo é conhecida como a capital nacional do calçado. A cidade concentra um polo de desenvolvimento do setor coureiro-calçadista, que faz a economia do município girar. É por isso que se tornou referência brasileira no mercado de calçados.

Novo Hamburgo tem localização privilegiada

O município possui uma localização estratégica: próximo à serra e distante cerca de 45 km da capital do estado. Por Novo Hamburgo, também passa o Trensurb, metrô que opera na região e percorre 22 estações.

É possível, por exemplo, ir de trem para o aeroporto, para municípios vizinhos (como São Leopoldo, Canoas e Esteio), para a rodoviária de Porto Alegre e para o Mercado Municipal da capital. O trem percorre a distância entre às cidades, facilitando a locomoção de trabalhadores e estudantes que moram em Novo Hamburgo. Em cerca de uma hora, chega-se à capital, sem enfrentar trânsito.

Clima

O município possui temperaturas para todos os gostos. No geral, os verões costumam ser bem quentes. No inverno, por sua vez, os termômetros caem e a média estimada fica na casa dos 10°C. Portanto, dá para aproveitar bem as características de cada estação, pois a temperatura média do ano é de 20°C.

Localização

Como já mencionado, a localização estratégica do município faz com que muitas pessoas optem por uma cidade menor. A boa qualidade de vida dos hamburguenses atrai moradores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0,747. Este índice mede a qualidade de vida da população com base na educação, na renda e na expectativa de vida.

Educação

No município, há diversas opções para se qualificar, além de universidades bem renomadas na região. Alguns exemplos são Anhanguera, Feevale, UERGS, Uniasselvi e Faccentro.

Além dessas características, a cidade possui uma forte agenda cultural. O Teatro Feevale, por exemplo, recebe diversas atrações.

E, se ainda tiver dúvidas sobre qual bairro escolher em Novo Hamburgo, oferecemos a você uma listagem daqueles que oferecem boa estrutura. São eles: Pátria Nova, Rondônia, Hamburgo Velho, bairro Ideal e Vila Nova.


Bairro Pátria Nova Visto de Cima

Resolvemos mostrar nossa cidade de um ângulo diferente, fazendo vídeos com drones, mostrando bairros e locais conhecidos da nossa cidade com suas belezas, atrações e peculiaridades. O primeiro vídeo da série está aí: Bairro Pátria Nova!