Cuidados para montar o quarto do seu bebê

Mamães e papais podem ficar perdidos no momento de montar o quarto do bebê, principalmente se for o primeiro filho. Além de dúvidas sobre a decoração do ambiente, é comum a preocupação sobre os cuidados que devem ser tomados. Você sabe quais são as boas práticas e cuidados para montar o quarto de um bebê?

Para ter sucesso nesta etapa, o planejamento é essencial. É necessário pensar com calma em todos os detalhes, evitando gastos desnecessários. O quarto é um item importante, mas não é o único: o bebê necessitará de fraldas, enxoval e outros itens, por isso, quanto mais planejamento em cada detalhe, melhor.

Versatilidade

Optar por móveis versáteis no quarto do primeiro filho pode significar um investimento inicial maior, mas vale a pena em longo prazo. Um berço que vira mini cama, por exemplo, provavelmente custará mais caro que um berço tradicional, mas servirá para a criança durante anos. Outro exemplo de móvel versátil que não perde o uso após os primeiros anos de vida é uma cômoda com espaço para trocador na parte superior.

Segurança

Economizar é sempre bom, mas é extremamente importante colocar a segurança em primeiro lugar. O principal cuidado que os pais devem ter é com a segurança de cada item no quarto. Compre sempre móveis ergonômicos, que atendam aos certificados de segurança. Às vezes, o barato pode sair caro.

É recomendado, por exemplo, que as gavetas tenham travas, para evitar que elas abram ou caiam quando o bebê começar a caminhar e se apoiar em tudo ao seu redor.

Cores

As cores do quarto podem influenciar no humor do bebê e dos adultos que estão no ambiente. Um quarto decorado em tons pastéis promove um ambiente neutro, oferecendo tranquilidade ao bebê. Dê preferência a estes tons nas paredes e móveis.

Já os brinquedos podem ter cores mais chamativas, mas atenção: brinquedos de cores vivas expostos em excesso possam tirar o ar de tranquilidade do ambiente.

E na hora de pintar as paredes, dê preferência às tintas próprias para quartos de crianças, que sejam de fácil limpeza, em caso de rabiscos por parte dos pequenos.

Limpeza

A limpeza é um ponto a ser cuidado em qualquer ambiente da casa, e precisa de atenção especial no quarto, já que é o local em que brinquedos ficam acumulados e que o bebê passa horas de seu dia.

Bichinhos de pelúcia juntam poeira, por isso merecem atenção especial. É importante limpá-los com um aspirador semanalmente e lavá-los com água e sabão mensalmente.

O piso de vinil é o mais indicado para manter o quarto limpo, pois ele não acumula poeira. Pisos de taco e carpete são os menos recomendados, pois atraem poeira e dificultam a limpeza.

Iluminação

Aproveite a luz natural ao máximo. Durante o dia, aproveite a claridade natural, opte por janelas abertas. Durante a noite, dê preferência a um abajur com luz fraca, para manter a baixa luminosidade do ambiente para o conforto do sono do bebê e ainda assim permitir que você o observe.

Pensar em cada um desses detalhes desde o início da gestação pode ajudar a prever e planejar gastos e pensar com calma em cada detalhe. O resultado será um quarto bonito e confortável para o bebê. Que tal começar a planejar a decoração agora mesmo?